sábado, 31 de janeiro de 2009

Rod Blagojevich Governador do Illinois destituído do cargo

Rod Blagojevich tornou-se, esta quinta-feira, no primeiro governador dum Estado norte-americano a ser destituído, em mais de 20 anos. O Senado do Illinois aprovou, por unanimidade, a destituição do homem acusado de tentar vender pela melhor oferta a vaga de Barack Obama no Senado dos Estados Unidos. Condenado politicamente, Blagojevich vai ainda ter que responder em tribunal pelos crimes de que é acusado. Por unanimidade, os 36 democratas e 22 republicanos proibiram o democrata Rod Blagojevich de alguma vez voltar a exercer qualquer cargo público no Estado.
O escândalo rebentou em Dezembro, já depois da eleição de Barack Obama para presidente. Obama deixava, assim, vago o lugar de senador do Illinois em Washington. Cabia ao governador escolher o novo senador. Através de escutas telefónicas, o FBI diz ter apurado que Blagojevich estava a fazer um autêntico leilão do lugar, prometendo o cargo de senador a quem lhe oferecesse mais vantagens políticas ou monetárias.
Blagojevich clamou inocência e recusou demitir-se. Agora, diz que já estava à espera da destituição, que tudo estava combinado para o tramar.
O
Uma "Campanha Negra" portanto...

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails