terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Banco de Portugal prevê para este ano uma recessão de 0,8 por cento

A economia portuguesa deverá cair este ano 0,8 por cento, devido à contracção das exportações e do investimento privado, anunciou o Banco de Portugal no Boletim de Inverno divulgado hoje. As componentes do Produto Interno Bruto responsáveis pela recessão deste ano, as exportações e o investimento privado, serão as mesmas variáveis que irão permitir um ligeiro crescimento de 0,3 por cento em 2010, observa ainda o banco central. As exportações e o investimento deverão diminuir 3,6 e 1,7 por cento este ano e recuperar para um crescimento de 1,8 por cento e uma ligeira diminuição de 0,3 por cento no ano seguinte.
O Boletim económico de Inverno do banco central acentua “o forte abrandamento da actividade económica à escala global”, que irá determinar a recessão entre portas, mas admite que esse cenário se poderá inverter logo no ano seguinte (com um crescimento do PIB de 0,3 por cento), apesar da persistência de “fragilidades de natureza estrutural” que se irão manter na economia portuguesa.
O
Em Novembro o Socas e o pior ministro das finanças da Europa afirmaram que Portugal não entraria em recessão e rotularam de ignorantes quem dizia o contrário, agora toma lá Zé Povinho, os ignorantes afinal tinham razão!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails