sexta-feira, 6 de março de 2009

TRABALHO IGUAL, SALÁRIO IGUAL, AFIRMA EDITE ESTRELA

Depois das próximas eleições europeias de 7 de Junho, com a entrada em vigor do novo Estatuto do Deputado do Parlamento Europeu (PE), os eurodeputados portugueses vão passar a receber mais do dobro do salário que recebiam até agora, no âmbito da harmonização salarial entre todos os deputados europeus. Se até aqui recebiam 3815 euros, pagos por Portugal e de acordo com a tabela salarial dos deputados à Assembleia da República (AR), os deputados portugueses eleitos para o PE vão passar a receber 7665 euros.
"Este Estatuto põe fim à violação do princípio de trabalho igual por salário igual", diz a deputada Edite Estrela, chefe da delegação socialista no PE. Carlos Coelho, deputado social-democrata no PE, concorda com a harmonização entre os deputados dos 27, já que "existia uma desigualdade" entre membros do PE. Ao contrário, Ilda Figueiredo, chefe dos comunistas no PE, alerta que o salário único "não tem em conta as realidades dos vários países".
Além disso, a juntar à remuneração propriamente dita, o PE transporta das regras actuais para as que entrarão em vigor depois de Junho, o chamado "subsídio de estadia" aos deputados. Esta ajuda de custo, no valor actual de 287 euros diários, é devida aos deputados "por cada dia de comparência a reuniões oficiais dos órgãos do Parlamento de que o deputado faça parte e que se realizem no interior da UE". A esta quantia acrescerá ainda uma outra, de 143 euros, caso a comparência tenha de ser feita fora da UE.
O
Trabalho igual, salário igual. Nem mais, Edite!
Vamos todos apertar o cinto para pagar aos senhores Eurodeputados!
Oh Edite tive uma ideia, e se os teus camaradas da liga nacional utilizarem cá para a plebe o mesmo critério…

1 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha!
Descontei durante 40 anos.
A reforma que recebo é bem inferior ao conjunto das duas "verbazitas" referidas (287€+143€).
Uma afronta à miséria!!!
Por isso, continuo a trabalhar; e continuarei, enquanto puder.
E pensar que ainda há pior que eu...
Rui Silva

Related Posts with Thumbnails