domingo, 23 de novembro de 2008

Sócrates assegura que portugueses já sentem bons resultados da reforma do SNS

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que os portugueses começam a ver os bons resultados da reforma efectuada na saúde e que "tanta incompreensão e obstáculos teve de enfrentar".
O
Portugal surge em 26º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde em 31 países europeus, divulgada em Bruxelas pela organização "Health Consumer Powerhouse", que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.
Portugal é o quarto país da União Europeia com pior resultado, surgindo na lista apenas à frente de Roménia e Bulgária, da Croácia e Macedónia (dois países candidatos à adesão à UE) e da Letónia, última classificada numa lista liderada pela Holanda.
O 26º lugar atribuído a Portugal representa uma nova queda relativamente às hierarquias elaboradas nos anos anteriores, já que em 2006 Portugal surgia na 16ª posição e no ano passado no 19º posto.
O
Ficou a saber-se que o Serviço Nacional de Saúde fechou o exercício de 2007 com um buraco acumulado de, pelo menos, 330,1 milhões de euros, o que traduz um agravamento de 154,1 milhões de euros, ou seja de 87,5 %, face ao previsto.
O
A síndrome de Hubris não está reconhecida pela Medicina, mas os sintomas são, segundo o neurologista e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico David Owen,, facilmente reconhecíveis: uma exagerada confiança dos líderes em si mesmos, desrespeito pelos conselhos daqueles que os rodeiam e afastamento progressivo da realidade. Quando as decisões se revelam erróneas, nunca reconhecem o equívoco e continuam convencidos que tomaram a decisão certa. "O poder intoxica tanto que acaba por afectar o juízo dos dirigentes", afirmou o político ao diário britânico "Daily Telegraph".

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu conheço um bom tratamento para o tal síndroma, com uma eficácia de 100%!...

Saudações do Marreta.

José Espremido Até Ao Tutano disse...

em 2009 podemos dar-lhe um tratamento!

Related Posts with Thumbnails