segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CIP VIRA À ESQUERDA?????????

Ele ouve-se cada uma, será que o presidente da CIP se converteu ao socialismo? É o que poderia parecer. Só isto poderá justificar tê-lo ouvido afirmar que não o chocaria o facto de o Estado vir a orientar a economia "por uns anos". "Desde que não seja para sempre", acrescentou. Compreende-se. Desde que seja apenas enquanto for necessário o dinheiro do Estado para resistir à crise e até que o risco no mundo dos negócios esteja reduzido ao mínimo, isto é, até o famoso mercado propiciar de novo lucros dignos desse nome.
Enquanto o mercado dá lucro tiram-nos o couro para terem mais lucro, quando, como agora, o tão falado livre mercado cai a pique, quem tem que injectar capital nas grandes empresas é o Estado, ou seja o dinheiro dos nossos impostos.
Podem dizer que é “má-língua”, ou mesmo ignorância, mas se fecham Centros de Saúde porque não dão lucro, Hospitais e Escolas pelo mesmo motivo, não estando dispostos a gastar dinheiro nesses sectores, com a justificação que têm que ser auto-suficientes e “rentabilizados”, será moralmente aceitável o dinheiro que não pode ser investido no Ensino e na Saúde seja injectado nas grandes empresas e bancos, para que os lucros se mantenham.
Então o mercado não devia ser livre? Se livre para o lucro, então também livre para o prejuízo...
Depois de nos imporem sacrifícios para conter o suposto défice, agora o fruto desse mesmo sacrifício vai ser utilizado para manter os lucros de quem sempre lucrou com a exploração dos sacrifícios de quem trabalha a receber ordenados de miséria.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails